Mãe e filha inauguram confeitaria em Guarulhos após sucesso de receita de família
Adoçar a vida das pessoas é uma das receitas que unem as confeiteiras Marina Bruno Fernandes, 49, e Ellen Marina, 22. Juntas, mãe e filha comandam a Doce Amora, uma loja especializada em doces, sucesso no Facebook, que acaba de ganhar uma loja física no bairro Vila Carmela, periferia de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.
Marina aprendeu a cozinhar com a mãe, a saudosa dona Maria Antônia, conhecida também por ter sido doceira de mão cheia. Tanto é que sua receita mais cobiçada nas festas de família, uma deliciosa torta de limão, foi adaptada pela dupla e hoje é o carro chefe da doceria.
A mesma torta, curiosamente, foi o primeiro prato que Ellen aprendeu a fazer na cozinha quando ainda era criança. “Desde os 12 anos ela faz a receita, inclusive, até melhor do que eu. Foi a partir dela que a Ellen começou a tomar gosto pela coisa”, conta Marina a respeito do interesse da filha pela culinária.
A empresária tem mais dois filhos e já fazia bolos e chocolates artesanais desde 1992 para ajudar na renda do lar, antes mesmo da sócia nascer. “Quando você tem crianças e não pode mais trabalhar fora, tem que inventar alguma coisa dentro de casa”, conta.
O tempo passou e Marina voltou a estudar e trabalhar fora. Mesmo com outras atividades, sempre que podia, cozinhava com a filha, que demonstrava cada vez mais habilidade com os doces.
Aos 19 anos, a jovem resolveu se aperfeiçoar e foi fazer um curso de confeitaria. Nessa época, Marina havia saído do emprego e juntas decidiram por em prática tudo o que sabiam. “Eu voltei a fazer bolos em casa, coloquei placa na porta e como eu já tinha uma clientela de muitos anos foi mais fácil”, diz a mãe.
Para expor o trabalho, elas criaram uma fanpage no Facebook em 2014 e lá postavam fotos das receitas e algumas dicas. Espontaneamente, conseguiram mais de 5 mil fãs.
Depois de dois anos na vitrine virtual, decidiram que era a hora de migrar para a loja física. Há dois meses, a Doce Amora vem adoçando a rotina dos moradores do Vila Carmela, que além da torta de limão, podem provar bolos de paçoca, sensação, chocolate e muitas especialidades da casa, tudo a um preço acessível em um ambiente confortável e aconchegante.
O ingrediente secreto na receita de sucesso é, sem dúvidas, a cumplicidade que as duas dividem na cozinha. “Eu tenho aquela bagagem da experiência de anos e ela tem essa força de vontade da juventude, aquele arrojo. Ela faz com amor e a gente se divide, somos apenas nós duas, temos que nos virar”, explica Marina.
Sobre as expectativas, as duas desejam atender cada vez melhor os clientes e continuar aperfeiçoando suas técnicas juntas. “O meu sonho é poder fazer uma faculdade de gastronomia junto com ela. Eu tenho certeza de que se a gente conseguir fazer, vamos nos divertir muito. Porque quando a gente tem tempo de ficar na cozinha criando é incrível”, afirma a filha.
R.Flor de Maio, 274, Vila Carmela, Guarulhos, SP. Tel.: (11) 4965-5509 e (11) 98541-6703. Seg.: 11h às 18h. Ter. à sex.: 9h às 18h. Sáb.: 10h às 19h. Dom.: 10h às 14h.
Thalita Monte Santo, 22, é correspondente de Guarulhos
@litamontesanto
thalitamontesanto.mural@gmail.com
SAIBA MAIS
Doceria em Guarulhos vende bolos em potinhos
Doceria vende cupcake de banana split no Capão Redondo
Guia: Há 40 anos no Pari, esfirraria abre filial no Carandiru
Que lindas parabens, sucesso sempre. Um bjo ♡♡♡
Parabéns……sucesso !!!
Parabéns a vocês minha irmã Marina e minha sobrinha Ellen, fico muito feliz em saber que o dom da culinária está passando de geração em geração, de onde estiver a dona Maria Antônia deve estar muito feliz. Sucesso sempre!
Parabens voces mais que merecem. Sucesso
ótimo artigo, adorei o conteúdo
Receita de minha avó lá da Cidade de Goiás (antiga capital de Goiás) ela era vizinha e amiga de Cora Coralina (eminente escritora de Goiás, já falecida):
Biscoito Paulista
01 quilo de farinha de trigo
08 ovos
04 colheres (sp) de pó royal
04 de margarina
10 de açúcar
coco a gosto
um pouco de leite
Modo de fazer:
Amassa tudo junto e com as pontas dos dedos.
Leite até o ponto de enrolar.
Forno quente.
Depois de assado, já frio, passar no melado
OBS.: Fazer uma cauda não muito consistente e passar um por um e deixar secar em um tabuleiro. Fica simplesmente delicioso. É uma receita antiga de minha família e fico feliz de passar para a sua competência. E mande o retorno, por favor. Atenciosamente, João Borges – Goiânia-Go.
João Borges, obrigada por compartilhar sua receita conosco…. assim que fizermos vamos contar o que achamos.
Que honra poder ter nossa história retratada com tanto carinho.