Sem iluminação, rua na zona norte de São Paulo preocupa moradores

André Santos

Um trecho sem luz na rua Barão Carlos de Sousa Anhumas, na zona norte da capital, tem deixado a população assustada.

Principal ligação entre os bairros Sobradinho e Recanto Verde, no distrito do Tremembé, a via perto da Estrada da Cachoeira conta com um trecho de 100 metros sem postes da rede elétrica, o que leva à falta de iluminação.

Moradores que circulam pela via, após desembarcar na parada de ônibus na estrada, passam obrigatoriamente pelo local e, no período da noite, reclamam da falta de segurança. Além disso, a região se tornou ponto de descarte de lixo.

“Todo bairro tem que ter o mínimo de infraestrutura, como iluminação pública. É o básico”, aponta o comerciante do bairro Marcos Cavalcante Vieira, 40.

“A iluminação não é a solução para todos os problemas, mas creio que melhora muita coisa, desde o acesso, até jogar lixo, acidentes de moto que acontece bastante também, de carro, atropelamentos. Ela não é a salvação da lavoura, mas, é o primeiro passo”, conclui. 

Via na zona norte liga os bairros de Sobradinho e Recanto Verde (André Santos/Agência Mural/Folhapress)

“Não indico passar sozinho pela curva, de noite, principalmente as mulheres”, aponta Alexsandro de Oliveira, 39, morador do bairro há mais de 20 anos.

Um comerciante do bairro de Sobradinho que não quis se identificar, disse que anos atrás chegou a solicitar para administração municipal a colocação dos postes e conseguiu a instalação de apenas dois, restando o trecho que hoje está às escuras.

PREFEITURA

A prefeitura regional Jaçanã/Tremembé afirmou que é necessário que um morador faça o Saip (Solicitação de Ampliação de Iluminação Pública), para a implantação. No caso do Ilume (Departamento de Iluminação Pública), não houve resposta se há algum projeto para a ampliação da iluminação na rua Barão Carlos de Sousa Anhumas, mas, até a publicação desta matéria não houve retorno.

Nesta sexta-feira (6), a assessoria de imprensa da secretaria das prefeituras regionais enviou uma nota. “A Prefeitura Regional Jaçanã/Tremembé e a Ilume informam que os procedimentos para implantação da iluminação na rua Barão Carlos de Sousa Anhumas já estão em andamento”.

No site da administração, consta que a Saip deve ser preenchida e encaminhada à prefeitura regional. A instrução é para que o autor da solicitação forneça o maior número possível de informações sobre o local para a avaliação por parte dos técnicos da prefeitura.

Em seguida, os técnicos avaliam a viabilidade da ampliação no local indicado, caso não haja nem um impeditivo legal ou ambiental. O Saip é enviado ao Ilume, que por sua vez dá andamento ao processo até as instalações dos postes.

André Santos é correspondente do Jardim Fontális
andresantos@agenciamural.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *