Monotrilho na zona leste segue em testes, cinco meses depois da inauguração

Leonardo Barbeiro

Cinco meses após a inauguração de quatro estações do monotrilho da linha 15-prata, a situação mudou pouco para moradores da zona leste de São Paulo.

Passados 160 dias do início da operação das estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União, todas seguem  com funcionamento apenas das 9h às 16h de segunda a sexta feira.

A entrega foi feita no último dia da gestão do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que deixou o governo para a disputa da presidência. Após o evento, as obras tiveram ritmo reduzido.

Previstas inicialmente para 2012, as estações fazem parte da linha que liga Cidade Tiradentes e Vila Prudente, na zona leste paulistana, e ajudaria a desafogar a situação de quem vive em regiões como Sapopemba.

No entanto, a demora na entrega tem gerado reclamações de moradores do bairro. O estudante Paulo Guilherme da Silva, 20, leva em média 50 minutos, em um dia de pouco fluxo, para chegar à estação de metrô Oratório, única inaugurada desde o início do projeto.

“É muito complicado cruzar todo esse percurso e saber que a linha só chegou até a metade do caminho, pois da estação até o centro ainda é bem distante”, afirma.

Morador de Sapopemba há 20 anos, Jonas Assumpção, 45, não tem segunda opção, quando faltam linhas de ônibus. De transporte público, levaria mais de 1h30 até a estação Belém, da linha 3- vermelha.

Além da inauguração às pressas das quatro estações, moradores relatam problemas mesmo no período em que está em funcionamento. O intervalo entre os trens chega até 30 minutos, a velocidade é reduzida e há interrupção da viagem para trocar de plataforma.

Por outro lado, apontam que há melhorias no entorno das estações como o paisagismo e uma pista de corrida e lazer. 

“Se a obra for concluída até São Mateus já facilitaria muito nossa vida, porque até Cidade Tiradentes não tem previsão de entrega. Mas reduziria muito o problema da região com transporte”, afirma Marcia Gerônimo, 46, nascida e moradora da região.

“Espero que até o fim do ano elas já estejam funcionando. Estamos em ano de eleição e as estações prontas e em testes. Não entendo por que não são utilizadas ou prolongam o horário por mais tempo”, completa.

Segundo o Metrô, a previsão é de que os testes se encerrem neste semestre, dando início à operação plena no novo trecho. A Companhia não especificou o mês.

Os testes que vêm sendo realizados na linha 15-Prata seguem protocolos rígidos e imprescindíveis, que obedecem a padrões internacionais, fundamentais para a verificação da maturidade dos equipamentos, sistemas e interfaces, garantindo a sua confiabilidade e segurança”.

A empresa afirma que ainda neste ano, as estações Jardim Planalto, Fazenda da Juta, Sapopemba e São Mateus serão entregues.

Leonardo Barbeiro é correspondente de Sapopemba
leonardobarbeiro@agenciamural.org.br

VEJA TAMBÉM:

Falha na linha 7-rubi da CPTM deixa milhares sem trem no horário de pico

CPTM tem elevadores quebrados há mais de três meses no Grajaú

Em Sapopemba, MC Linn faz funk LGBT para quebrar preconceitos

Comentários

  1. Prezados,

    Aqui em São Mateus tem muito entulho no canteiro central além de sopapos e solavancos na av. sapopemba que deveria ser recapeada por inteiro, remendá-la não basta… Dezembro está chegando, e então senhores responsáveis pelo Monotrilho Leste? atraso de novo, não por favor isto não! ação por favor e finalizem a obra.

  2. Estamos em novembro/2018 e nada mudou!! o ex-governador Geraldo Alckmin – PSDB, percebeu na urna que a população não aceita ser enganada. Resolveu disputar a Presidência da República pela segunda vez, e ficou em 4º colocação. Vamos na urna fazer a faxina necessária. Os moradores da região Leste enfrentam problemas de transportes publico diariamente. Enquanto se arrasta está obra faraônica sem previsão de entrega conforme compromisso firmado com a população da região, estou sendo lesada a cada dia de atraso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *