Professores voluntários criam curso de preparação para o Enem em Taipas
Num domingo quente, ensolarado, e pra lá de convidativo para um passeio, cerca de 50 jovens e adultos na Parada de Taipas, na região noroeste da capital, já têm compromisso marcado: assistir das 8h às 17h aulas de revisão em história, matemática e outras matérias.
A cena se repete toda semana no Centro Educacional Infantil Fé e Alegria, onde um cursinho preparatório para o Enem é dado de forma voluntária por professores da região.
“É muito motivador ver a participação. Ao final, muitas dúvidas sanadas e outras criadas. Parece que sete horas não é tempo suficiente”, avalia Alan “Kira” Rezende da Silva, 32, professor de Geografia e um dos idealizadores.
Ele relembra que a ideia surgiu em 2011, quando pensou em algo em que pudesse ajudar moradores do bairro a entrar na universidade.
A questão que faltava para o cursinho começar era o espaço, resolvida pelo vendedor Fernando Ferreira, 31, que indicou o CEI Fé e Alegria.
Os idealizadores ressaltam que todo o trabalho é voluntário – desde o local cedido pelos jesuítas, as diretrizes pedagógicas e a preparação de lanches e refeições, oferecidos gratuitamente nos intervalos.
Ferreira auxilia na parte burocrática, como inscrições e material, enquanto Kira coordena a parte metodológica e pedagógica.
“Cada aula compreende uma área de conhecimento exigida pelo Enem”, explica Kira. “Para os alunos sentirem-se mais próximos ao tema, é disponibilizada uma apostila com um simulado uma semana antes [da prova]”.
“É legal o esforço deles de nos manterem lá. Tem café-da-manhã, almoço e lanche, tem música nos intervalos e os professores se misturam mesmo à turma”, comenta Beatriz Costa, 16, estudante que pretende ingressar no ensino superior em 2015, na área de Engenharia Elétrica.
O público, porém, não se limita só a este perfil, e vai de jovens no ensino fundamental a adultos, que acabam de concluir o supletivo ou são formados e buscam outra carreira.
É o caso de Mirian Guedes, 29. Ela tem licenciatura em Matemática e foi na aula do supletivo que conheceu o aluno e, hoje, namorado Marcos Galego, 49.
Comerciante, Galego afirma que já queria voltar aos estudos, e agora “não quer mais parar”: decidiu emendar o supletivo com o curso superior. O casal pretende começar, juntos, a estudar Engenharia.
SERVIÇO
As aulas se iniciaram em 31 de agosto, mas ainda dá tempo de participar – o curso é aberto ao público, e encerra domingo (26). A última aula será um “simulado” do Enem, com resolução e discussão das questões.
O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio ocorre nos dias 8 e 9 de novembro em todo o Brasil, e seu resultado serve para quem queira se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e também pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), ambos para o ensino superior.
Intensivo Enem – Domingos, 9h – 17h. CEI Fé e Alegria – Estrada de Taipas, 3630, Jd. Rincão. Site: facebook.com/IntensivoTaipasEnem
Jéssica Costa, 23, é correspondente de Taipas
@eujessicacosta
jessicacosta.mural@gmail.com
LEIA MAIS:
Cursinho promove vaquinha para transporte dos alunos
Estudantes do ensino médio veem escola com descrença
Blog apresenta profissão de jornalista para alunos de escolas públicas de São Paulo
Eis o Brasil “invisível” que motiva, edifica e orgulha.
É esse tipo de exemplo que o Brasil precisa, somente dessa forma construiremos um futuro.