Cidade de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, completa 1 ano sem cinema
Sem um complexo de cinema há mais de um ano, moradores de Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, reclamam da falta das telonas na cidade. Para assistirem à estreia de algum filme, a opção é se deslocar para outros municípios como Suzano, a 30 minutos, São José dos Campos ou na capital.
O cinema que operava dentro do único shopping mogiano foi fechado para a realização de obras em novembro de 2013. Além dos trabalhos, houve a troca da operadora – saiu Centerplex e houve a contratação da rede Cinemark.
A jornalista Ana Garcia Lima, 29, que reside em Mogi das Cruzes há seis anos, diz considerar inadmissível uma cidade com mais de 400 mil habitantes não ter um cinema. “É um dos principais equipamentos de lazer e, como não tem em Mogi, faz com que as pessoas se desloquem. Isso indiretamente afeta a economia, já que as pessoas vão consumir em outro lugar”, opina.
Nas redes sociais, páginas foram criadas para relatar o caso e também para obter informações sobre o andamento das obras, como o “Cinema Mogi, cadê?” e “Cinema decente em Mogi” no Facebook e no Twitter.
Para a técnica em turismo Vanessa Santos, 35, os grupos na internet servem mais para desabafo. “Não sei se resolve, mas pelo menos chama a atenção dos meios de comunicação, que acabam indo atrás do ocorrido para nos dar as respostas.” conclui.
Além disso, o fato de o shopping ser a única opção para os cinéfilos também é apontado pelos moradores como problema. “Não deveria estar só no Shopping, [mas] no centro também, onde o grande público poderia ter uma oportunidade de assistir filmes alternativos com custo mais barato”, afirma produtor cultural Robson Shimizu, 37.
Já houve espaços assim, relembra o comerciante Marco Aurélio Mendes, 33. Ele teve a oportunidade de conhecer o Cine Avenida, um dos antigos cinemas de rua que existiam em Mogi das Cruzes, com a capacidade acima de 1.500 lugares, mas deixaram de funcionar.
“Quando era criança, meu pai costumava me levar com frequência, lembro de assistir à diversos filmes dos Trapalhões”, diz. Além destes, os dois mais famosos eram o Odeon e o Urupema. “O cinema é mais acessível, tanto financeiramente quanto na questão de horários”, finaliza.
A assessoria de imprensa da rede Cinemark – atualmente responsável pelo estabelecimento – e o Mogi Shopping informaram que o complexo na cidade de Mogi das Cruzes será inaugurado somente em 2015.
Jéssica Suellen, 24, é correspondente de Mogi das Cruzes.
@JessicaSuellen_
jessicasuellen.mural@gmail.com
SAIBA MAIS
– Perus vive ‘mini Virada Cultural’ por recuperação de fábrica abandonada
– Casarão abandonado na V. Guilherme será transformado em casa de cultura
– O Belas Artes renasceu; no meu bairro, o cinema nasce quando?
Pois é, enquanto outras grandes cidades caminham para o progresso, Mogi das Cruzes se da ao luxo de perder esse filão que retornou com força total que são os cinemas e que traz divisas tanto aos Shoppings de modo geral, como também a cidade em suas outras opções de consumo. triste e lamentável ler essa notícia – Abre seus olhos Mogi Shopping.
VCS reclamam D +, pelo amor de deus!!!! vcs deveriam agradecer que agora é Cinemark, uma empresa um pouco melhore mais organizada! pois o centerplex de suzano mesmo funcionando está jogado no lixo faz ANOS! um cinema, sujo, fedido, nojento onde as caixas de som estão ruins, o som grave das cenas é muito forte! filme dublado impossível de se entender, sem falar na tela que está em péssimas condições, imagem borrada fora de foco, sem falar tbm que agora é permitida a entrada de mulheres com crianças de colo, chorando e esgoelando até a morte no meio do filme! centerplex de suzano é ridículo, e ainda cobram uma fortuna o bilhete, um absurdo, tenho 30a resido nesta cidade a vida toda e digo, pra ter algo assim melhor nem ter! eu particularmente a 3 ano frequento os cinemas dos shopping JK Iguatemi e shoping Anália franco! sim, é Shopping de “gringo” onde vc paga aí na faixa de 50$reais um bilhete, mas vale cada tustão, eu e minha namorada somos “Cinemeiros” e se for pra sair de casa, vou direto pra SP! cinema perfeito, com qualidade de som, imagem, pipoca perfeita, fora a variedade muito maior que temos na lanchonete do cinema sem contar o excelente atendimento! então pessoas de Mogi, parem de reclamar, pois vcs AÍ, tem “bala na agulha” então parem de choramingar!!