Inspirado em novela, morador cria adesivo ‘I Love Mairiporã’
Quem passar distraído pelo centro de Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo, pode até não reparar, mas a cidade está mais colorida. Pelo menos no trânsito. Em tons de amarelo e vermelho, pequenos adesivos estão se espalhando rapidamente pelos veículos dos moradores.
A mensagem é uma só: “I Love Mairiporã” – Eu amo Mairiporã. Incentivado pela novela I Love Paraisópolis, da Rede Globo, Douglas Horácio Honório, 39, dono de uma papelaria no centro comercial do município, teve a ideia de criar e distribuir os adesivos gratuitamente.
“Estava em casa, vi a propaganda na televisão e pensei, caramba”, conta. “Paraisópolis, muitas vezes vista como negativa por ser periferia, está sendo valorizada. Sou um cara da periferia também, só que daqui. Assim como Paraisópolis, queria fazer Mairiporã ser conhecida”, afirma.
A repercussão foi imediata e em pouco tempo os mais de 700 adesivos se esgotaram. “Coloquei [no carro] pois achei uma iniciativa bacana. Acho que as pessoas tem que amar o lugar onde moram. Se a gente ama, a gente cuida mais, tem mais carinho, acredita na cidade”, diz a empresária Rosemarie Bender, 54, dona de uma chocolateria.
Honório não revela quanto gastou na empreitada e qualquer um pode pegar o adesivo na papelaria. No entanto, o comerciante sempre faz uma pergunta: “Você ama Mairiporã?”. “A pergunta é para criar um debate. Mas não tem nada político, é de coração mesmo”, diz.
Questionado sobre os problemas da cidade Douglas é enfático. “Por aqui falta lazer, investimentos no turismo e sinto falta de mais espaço para os jovens”, critica, mas ressalta. “Vejo Mairiporã como uma terra abençoada. É verdade que está maltratada, mas temos água, ar limpo, esse verde”.
Ele critica a maneira como a mídia mostra a cidade. “Quando acontece algo ruim, dizem logo que é em Mairiporã, mas quando é bom, a mídia diz que é na Serra da Cantareira. A Cantareira faz parte de Mairiporã, penso que esse adesivo dá a oportunidade de mostrar o nome da nossa cidade”, enfatiza.
Com o sucesso dos adesivos, muitos ainda perguntam os motivos, mas Douglas não tem dúvidas em responder. “Assim como tem no exterior os souvenires de “I Love New York” ou Paris, nós temos o nosso. Assim como tem quem ama Paraísópolis ou Nova York, eu amo Mairiporã. E o amor aqui é igual”.
Mural abre seleção para novos correspondentes; inscreva-se
AMO MAIRIPORÃ!! Sou moradora da Vila Machado, e tanto amo que gostaria muito que as autoridades olhassem as necessidades urgentes de Mairiporã, uma delas é o ESGOTO CORRENDO À CÉU ABERTO rumo à nossa represa!!