Eleitores de Mogi das Cruzes se dividem sobre votar em candidatos da cidade

Jéssica Silva

Melhorias na saúde, investimento na educação, ampliação do transporte, passe livre e investimento em lazer nas periferias. Estas são as expectativas de eleitores de Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, com as eleições deste ano.

No entanto, entre os moradores há uma divisão entre votar pelos candidatos do município ou em nomes de outras regiões. A votação é neste domingo (7) e são 309 mil eleitores na cidade.

Ao menos 22 políticos mogianos disputam a eleição de deputado estadual ou federal. É o caso do ex-prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertaiolli (PSD) que tem o apoio do atual prefeito Marcus Melo (PSDB).

O mogiano Luiz Carlos Gondim (PTB) busca a reeleição como deputado estadual enquanto o vice-prefeito Juliano Abe (MDB) também concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa. Abe dobra com o pai que foi ex-prefeito, Junge Abe (MDB), candidato a deputado federal.

Na Câmara Municipal, quatro dos 23 vereadores entraram na disputa: Caio Cunha (PV), Claudio Miyake (PSDB), Fernanda Moreno (PV) e Chico Bezerra (PSB).    

O técnico mecânico Caique Augusto, 23, é um dos que se dividiu. Decidiu apostar em um vereador da cidade para estadual e em alguém de fora para federal. “Acompanhei o trabalho de perto. [O candidato] tem propostas relacionadas a várias frentes como maior liberdade econômica, inovação e combate a corrupção”.

O arte educador José Luiz da Silva, 61, decidiu votar em candidatos que não são mogianos, mas que atuam pela cultura na capital e em Guarulhos.

Por outro lado, aponta preocupação com a saúde de Mogi. Ele diz acreditar que falta mais humanização nos serviços da cidade. “Temos muitos equipamentos na região, mas de nada adianta termos equipamentos enormes e bonitos, se não há um quadro de profissionais à  altura para atender a tanta demanda.” conclui.

Embora não lidem diretamente com o tema, os deputados federais e estaduais podem solicitar verbas para atender serviços do tipo junto ao governo estadual e federal.

Isabel Cristina aponta problemas no transporte (Acervo Pessoal)

TRANSPORTE

A estudante Isabel Cristina Alves, 20, quer ver melhorias em relação ao transporte público de Mogi. Para ela o serviço é de qualidade, mas precisa ser ampliado. “O serviço ainda é precário em bairros mais distantes e periféricos, tanto em relação aos horários quanto às linhas oferecidas.”

Ela também diz acreditar que deveria existir um sistema de passe livre, que apesar de ser uma cidade universitária, ainda não existe.

“Ainda não pensei em alguém com alguma proposta concreta para representação da nossa região nem na esfera estadual e principalmente na esfera federal”, afirma a professora  Viviane da Silva Caetano, 41,

A auxiliar administrativo Rayane Barbosa, 23, também não decidiu. “Ainda estou pesquisando, principalmente os candidatos que defendem temas importantes como a mulher, a educação, a saúde pública e  a proteção de animais.”

Professor e poeta, Rafael Puertas de Miranda, afirma esperar que os políticos locais e a prefeitura saibam cobrar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da região do Alto Tietê. Mas está descrente e disse que não votará em nomes da região.

“Se persistirem a inércia e o despreparo de nossos políticos, estaremos em apuros. Votarei em jovens cheios de ímpeto, que admiro e acompanho, porque a classe política precisa ser “oxigenada”.

Candidatos a deputados estaduais de Mogi: Alessandra Monteiro (Rede), Alessandra Shimomoto (PT), Caio Cunha (PV), Claudio Miyake (PSDB),Edson Pereira (PCdoB), José Beraldo (PRP), Juliano Abe (MDB), Luiz Carlos Gondim (PTB), Marcos Damásio (PR), Padre Dimas (PDT), Rodrigo Romão (PCdoB) e Salvador Azambuja (PDT).

Candidatos a deputados federal: Chico Bezerra (PSB), Fernanda Moreno (PV), Junji Abe (MDB), Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), Miguel Bombeiro (PROS), Sanclear Cruz (PT) e Silvio Mourão (PDT).

Jéssica Silva é correspondente de Mogi das Cruzes
jessicasilva@agenciamural.org.br

VEJA TAMBÉM:

Deputados usam verbas que ainda não chegaram para pedir votos em Osasco

Candidata à federal defende emprego para pessoas trans

Com mais de 50 candidatos, Guarulhos tem clima de eleição municipal

Confira todas as notícias da Agência Mural sobre as eleições

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *