Conheça Francisco Morato, única cidade que deu vitória para Haddad na Grande SP

Humberto Muller

Com 174 mil habitantes, Francisco Morato é a cidade mais populosa da região norte da Grande São Paulo. Mas é a menor em área.

Espremida entre a linha férrea da CPTM e uma área verde denominada de Serra dos Cristais, o município foi o único entre os 39 da região metropolitana onde Fernando Haddad (PT) teve um número de votos superior aos recebidos por Jair Bolsonaro (PSL), eleito presidente.

O resultado surpreendeu moradores da cidade, onde não há vereador do PT e hoje é administrada por Renata Sene (PRB), que não declarou apoio no segundo turno. O PT governou apenas uma vez, entre 2009 e 2012, quando o ex-tucano Zezinho Bressane venceu as eleições.

“É surpreendente. O PT não é um partido muito forte aqui, a esquerda no geral não era”, afirma produtor cultural Roger Neves, 42. Ele faz parte da Associação Sociocultural Confraria Poética Marginal (Conpoema), que existe desde 2007 na cidade, e apoiou o ex-prefeito de São Paulo.

A vantagem foi apertada. Haddad obteve 50,87%, contra 49,13% de Bolsonaro. Na primeira rodada de votação, o presidente eleito teve 37,45% contra 32,66% do petista.

Roger aponta algumas hipóteses para o resultado fora da curva no estado. “A população de Morato é constituída de muitos nordestinos, e lá no nordeste existe esse legado do governo Lula, que foi muito positivo para os mais pobres. Acredito que tenha feito diferença”, afirma.

Diariamente milhares de pessoas saem de Francisco Morato para trabalhar, a maioria em trens da CPTM (Humberto Muller/Agência Mural/Folhapress)

O último censo do IBGE é de 2010, mas mostra essa tendência. Cerca de 32% da população de Morato não nasceu no estado de São Paulo. Destes, quase um quarto (23,24%) são nordestinos.

Ainda segundo o IBGE, a renda per capita de Morato é de R$ 483,98. A melhor colocada na região metropolitana, São Caetano do Sul, tem renda de 2.043,74, quatro vezes mais. 56,59% da população do município se declarou preta ou parda, maior percentual da região metropolitana.

“É uma cidade empobrecida, com planejamento zero. Também é uma cidade com muitos negros e recentemente recebeu imigrantes bolivianos, haitianos, angolanos. Discursos de cunho racista, ou contra migrantes e imigrantes são argumentos que aqui não pegam”, completa Roger.

CIDADE E REGIÃO

Diariamente, milhares de moradores saem cedo da cidade e retornam no final da tarde apenas para descansar. Alguns trabalham na capital e dependem da linha 7-rubi da CPTM.

Com 175 mil habitantes, Francisco Morato é a cidade com menor IDH da região metropolitana de São Paulo (Humberto Muller/Agência Mural/Folhapress)

Quase quatro entre cada 10 moradores de Francisco Morato estão em lares onde há verbas do Bolsa Família. Na Grande São Paulo, a cidade fica atrás apenas de Juquitiba (46% dos moradores estão no programa), mas lá Bolsonaro levou a melhor.

O cenário foi diferente de todas as cidades no entorno de Francisco Morato. Bolsonaro venceu no segundo turno com 73% dos votos em Mairiporã, 65% em Caieiras e 58% em Franco da Rocha, cidade administrada pelo PT, cujo prefeito Kiko Celeguim venceu com folga em 2016, com 73,41% dos votos.

Francisco Morato hoje depende de recursos estaduais e federais para dar andamento às obras, muitas iniciadas em governos anteriores.

A arte educadora Silvia Sapucaia, 40, diz temer uma possível diminuição de repasses, como os que vem do Ministério das Cidades. “Ainda temos muitas obras paradas em Morato, acompanhei a construção do CEU das artes por exemplo, e até hoje não está como era pra ser.”

Praça Belém da Serra, no centro de Francisco Morato, única cidade da Grande SP onde Fernando Haddad (PT) venceu o adversário Jair Bolsonaro (PSL) (Humberto Muller/Agência Mural)

Recentemente algumas foram retomadas, como a nova estação da CPTM, cuja substituta está funcionando há 8 anos provisoriamente. Em 2018, foram retomadas também uma obra emergencial na UPA-24h, que tem funcionado parcialmente. Há ainda a nova sede da prefeitura municipal, parada desde 2012.

Sobre as eleições Silvia se diz pessimista. “Essa eleição foi uma das piores que eu já vi, certamente a pior desde a do Collor. Fiquei muito chateada com o rumo que tomou, eu mesma não votei no segundo turno”, comenta. Dos 121 mil eleitores, mais de 40 mil votaram em branco, nulo ou faltaram a votação em Morato (34%).

“Pela primeira vez, não acreditei que ia adiantar meu voto. Acho que Francisco Morato tem muito a perder, o primeiro lugar que vai ser atingido por um possível corte de verbas é aqui. A gente é marginalizado mesmo, à margem da sociedade de São Paulo, e as margens são sempre atingidas primeiro.”

Humberto Muller é correspondente de Mairiporã
humbertomuller@agenciamural.org.br

Responda pesquisa sobre a Agência Mural

Ex-eleitores do PT em Itaquaquecetuba explicam voto em Bolsonaro

Conheça o site da Agência Mural

Bolsonaro vence na maioria das periferias de São Paulo

Comentários

  1. Sou de Morato e que aconteceu demonstra oq povo quer, continuar na lama, pegando trem lotado e sua santa casa vai continuar uma misericórdia, votando para corrupto q mama no no bolso do pobre!

    1. Acho que todas as pessoas têm o direito de escolher em quem vai votar peço a deus que o presidente faça um trabalho voltado para aqueles que mais precisam mias se não fizer Deus estará vendo tudo espero os votaram em Bolsonaro da qui a 6 messes não arrependido pelo seu voto eu não votei nele já sabia tirá direitos dos trabalhadores obrigado. por tudo

  2. Publicação/matéria lixo!
    Quer dizer então que se o cara não é de SP é nordestino?! T N C! Ah, já sei! No Brasil são duas regiões: São Paulo e Nordeste! Tinha esquecido desse detalhe “matemático”!

    Quando vier ao nordeste, ligue pra mim!

    Vocês choram a derrota e vem depois o quê, culpar uma região?? Deixa eu te lembrar: Isso é Brasil seu animal!!!

    Aprende!

    1. Olá Vitor, tem os dados na matéria, acho q vc nao leu direito.
      Diz lá que 23% da população de Morato se declarou nascida em um dos estados do nordeste no censo de 2010.
      Esses dados são abertos a todos, eu conferi.
      Abraço

    2. Não quer dizer não “Cerca de 32% da população de Morato não nasceu no estado de São Paulo. Destes 32%, quase um quarto (23,24%) são nordestinos.” 1/4 de 32 eh 8% só são nordestino. Ninguém ta culpando ninguém, são apenas estatísticas. Não há culpa na democracia, não culpa em quem votou na dilma ou no bolsonaro pelo que venha acontecer, culpar o eleitor é condenar a democracia.

  3. Pior cidade da Grande São Paulo, não tem indústrias, difícil acesso para a Capital, longe de tudo e de todos, não é a toa que o PT ganhou nessa Cidade pois só ganha entre os miseráveis.

  4. A realidade da votação em Francisco Morato não foi diferente da maioria dos municípios pobres brasileiros que deram vitória a Haddad (a maior parte dos municípios no Brasil são pobres) que acreditaram seus eleitores (a maioria pobres) em promessas como a redução do preço do gás para R$49,o aumento acima da inflação do salário mínimo.Atitudes para quem realmente precisa que é para os mais pobres.

  5. Esse povo foram sensato em não votar num ditador, fascista,e preconceito,,um dia um negro cumprimentou Bolsonaro,,e em seguida em foi lavar as mãos,,, lamentável

  6. O fato do Haddad ter ganhado em Franscisco Morato só constata a má qualidade de voto dos eleitores dessa região, morei em uma cidade vizinha e pude acompanhar o quanto foram ruins os prefeitos anteriores!
    O que me deixa triste é a fala da eleitora que reconhece que há várias obras paradas como a da estação há 8 anos e ainda acha que vai piorar. Será que ela acha que a culpa dessas obras é do novo governo que ainda nem começou?

    1. Nao e crime ser idiota, mas aceitarem calados sua cidade, seu estado e seu pais ser quebrado por uma organizacao criminosa, que virou do pais mais de 5,4 trilhoes de Reais e investir em pauses comunistas e deixar o povo Brasileiro ficando cada vez mais pobre e ignorante, e ainda por baixo analfabeto functional…

  7. Francisco Morato,um dia conhecida como Belém ( da Serra),enquanto os municípios vizinhos ( Campo Limpo Paulista e Franco da Rocha) possuem duas, nós não temos há algum tempo , se quer uma estação de trem.

  8. Hipocrisia demoníaca e como nordestino e negro fosse a culpa da miséria desse país. País que defende o interesse de meia dúzia. Televisão e impressa e o demônio dessa nação. Fala dos nordestino intelectuais. Fala: Jorge Amado, Jorge de Lima, Graciliano Ramos entre outros. Dicionarista e poliricos, medicinas e jurista renomados. Quero ver essa governança quando nos derrubar essa república de minoria. E um candito eleito para presidente inerte. Nordestino é gente . A cidade não se desenvolve porque os político e tão cachorro quanto essa impressa vagabunda.

  9. Essa é a realidade das cidades ou municípios mais pobres em todo o Brasil. Guaribas, município piauiense, marco inicial do Programa Fome Zero, mas que apesar de todo o “esforço” do governo petista continua na miséria, deu 97% dos votos para Haddad. O Piauí (e sou piauiense), um dos Estados mais pobres do Brasil, deu mais de 77% dos votos para Haddad. Maranhão deu mais de 73%. Triste realidade. Mas que pode servir de sinal para o presidente eleito Bolsonaro: apesar de toda a enganação do PT e sua corja, esses estados e municípios se sentiram lembrados pelo governo federal, coisa que outros não fizeram. Ou quando fizeram foi para lavar dinheiro e beneficiar as elites locais.

  10. Eu não sei em Brasil vocês vivem, mas o Brasil do Nordeste deu vitória a Haddad em todos os estados, pois somos democratas e não facistas como uns e outros Brasil afora. Tenha santa paciência: vocês estão pensando que só existe o umbigo de vocês?! Enxerguem-se!

  11. É isso mesmo, pobre vota no PT. PT é bom para os pobres. Otário vota em coiso, coiso é bom pro empresários.
    Parabéns, por sua magnífica reflexão

  12. O PT estava no poder a mais de 12 anos, porque não fez nada por FM ?? Nem o prefeito da cidade é do PT, a única coisa que o PT fez foi acabar com a Petrobrás e outras estatais, esperem abrirem o BNDES, investiu milhões em Cuba ( porto ), qual valor que destinou para FM ? …. A cúpula do PT em sua maioria está atrás das grades…

  13. É crime de cúmplice em votar num partido que só roubou o povo. Esse partido é o mais ladrão e corrupto de todos os tempo no mundo.
    Tenho dó do Nordeste que é enganado pelo PT.

  14. Incrível como ainda se atribui o voto ao Haddad a petistas e/ou nordestinos, como se tivéssemos outra opção senão a de tentar eleger qualquer um que não fosse essa figura patética que é o Coiso.

  15. Essa culpa é do PSDB, aqui em Francisco Morato, não temos governador à muitos anos.
    Aqui nada vai mudar, continuaremos sendo a cidade mais pobre do estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *