Ditadura é tema de apresentação musical no Terminal Cachoeirinha

Agência Mural

Enquanto esperam pelos ônibus no Terminal Cachoeirinha, zona norte de São Paulo, uma dupla entretém os passageiros de um jeito inusitado. Josi Burigo, 27, atriz e cantora, e Wellington Sales, 21, ator e estudante de música, cantam e explicam histórias das músicas censuradas durante o período da Ditadura Militar.

Os artistas criaram há um ano o projeto Canto Calado, que circulará em diferentes terminais da cidade entre agosto e setembro, inspirados pelas atividades da Comissão da Verdade. “Percebemos o quanto o tema é abrangente”, conta Josi.

Com nome inspirado nos trechos de Ponteio, canção de Edu Lobo e José Carlos Capinam, a iniciativa integra o Programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura, que subsidia atividades artístico-culturais.

Projeto Canto Calado se apresenta no Terminal Cachoeirinha (Créditos Kelly Mantovani)
Projeto Canto Calado se apresenta no Terminal Cachoeirinha (Foto: Kelly Mantovani)

Quem vê o sorriso e a presença de palco de Josi, moradora de Santana, zona norte, não imagina que um dia a atriz foi tímida. Na infância, por incentivo dos pais, teve contato com  os palcos. “Precisava me soltar mais”, diz. A brincadeira virou coisa séria. “Amo o que faço”, afirma, hoje.

Josi cursou faculdade de artes cênicas, e, em 2010, ingressou na ETEC de Artes, localizada em Santana, onde conheceu Wellington, morador do Paissandu.

O rapaz, alto e sereno com o seu violão, conta que também foi tímido. “Tinha curiosidade de como cantar e tocar os instrumentos, até conhecer o Projeto Guri”. Em 2010, entre jornalismo e história, decidiu ingressar na ETEC de Artes e, desde então, desenvolve projetos com Josi.

Apesar da correria, seja na ida ao trabalho ou na volta para casa, as pessoas davam uma pequena pausa, assim como os seguranças e vendedores dos quiosques, durante o expediente.

Durante os refrãos de Cálice, de Chico Buarque, e Caminhando e Cantando, de Geraldo Vandré, pessoas de todas as idades aproximavam, cantando juntas, em coral.

A costureira Íris Moreira, 23, estava com os olhos marejados. “Me sinto arrepiada”, reforçava. O cozinheiro e compositor Elisiário Nogueira, 32, acompanhava as apresentações discretamente. Para ele, o tema envolve mistérios.  “A ditadura ficou mal explicada. Muitas coisas ainda não foram descobertas”.

As apresentações terminam, todos aplaudem, querendo mais. A auxiliar administrativo Micheli Teixeira, 30, de passagem rápida por ali, apoia a iniciativa. “interessante a coragem deles”.

Josi Burigo e Wellington Sales se apresentam no Terminal Cachoeirinha
Josi Burigo e Wellington Sales se apresentam no Terminal Cachoeirinha (Foto: Kelly Mantovani)

 

Kelly Mantovani, 20, é correspondente da Vila Nova Cachoeirinha
@mantovanikelly
kellymantovani.mural@gmail.com

SAIBA MAIS:

Com cobertura de lona, espaço cultural em Guarulhos tenta arrecadar fundos

Fãs de Legião Urbana podem cantar em palco na zona oeste de SP

Coletivos culturais explicam mudanças no VAI e como inscrever projetos

Comentários

  1. POIS A POPULAÇAO DESSE PAIS DEVERIA DAR GRAÇAS A DEUS QUE FOI OS MILITARES QUE FREARAM OS COMUNAS NACIONAIS,OLHA A FAÇE DELES HOJE NO PT,NO STJ,COMO CORRUPTOS COMPRADOS USANDO TOGAS.ASSIM DISSE A MINISTRA DO STF TUDO NA MAO DO PT,LULA E REU OCULTO DO MENSSALAO.NOJOOOO

  2. Se os os dois “cantores de protesto”
    estivessem no terminal em junho-julho de 1970 poderiam ser linchados pelos passageiros…
    O Brasil crescia a 10% ao ano e a classe operária não estava nem aí para o movimento comunista. Aliás, nunca esteve. Edu Lobo? Chico Buarque? Todos da esquerda caviar. Realmente emocionante verificar que “a ditadura ficou mal explicada. Muitas coisas ainda não foram descobertas.” A primeira, e mais importante, é que a população só deixou de apoiá-la porque a economia foi pro saco, e não por causa da censura, falta de liberdades democráticas, etc. e tal. Se liga…

  3. Porque eles também não cantam a ditadura que está se implantando no país com o decreto presidencial 8243?

  4. Cantores de protesto,deveriam se informar,ditadura não a contra revolução de 1964,foi a salvação do país que vinha sofrendo com o movimento comunista,no campo e nas cidades,desde a década de 30,talvez vocês nem ouviram ou leram nada a respeito da novembrada,ou de Francisco Julião,o homem forte em recife do movimento no campo,e agora informo-lhes que a contra revolução veio para assegurar a ordem e progresso,o país cresceu construímos estradas,hidrelétricas,pontes viadutos e levamos o país a oitava potência,havia segurança e tem mais uma coisa me aponte um ao menos dos presidentes que morreram milionários,ou que o filho tenha tido uma Ferrari.E me aponte uma grande obra executada por vocês comunistas que estão no poder desde 2003,a mais visível foi a reforma da mulher do lula,parem de cantar besteira pois seus ídolos são todos comunistas caviar,passam férias em Paris,e se de fato comunismo fosse bom,estariam ele morando na Bolívia ,Venezuela ,Nicarágua,Cuba e no entanto moram no Rio de Janeiro,e demais capitais e recebem incentivos do governo e quando vão ao exterior recebem em dólares.

  5. Saudades do governo militar. O pais crescia 10% ao ano todo ano. Não tínhamos esta violência absurda e confiávamos na justiça. bandido bom era bandido morto. #forapt ; comando de caça aos comunistas

Comments are closed.