Parque usado para caminhada tem sinais de abandono em Carapicuíba
Diariamente, entre 7h e 9h, a pista de cooper do parque dos Paturis, em Carapicuíba, na Grande São Paulo, é tomada por moradores das Cohab 2 e 5. A maioria é formada por mulheres, que aproveitam o local para praticar atividades físicas.
Porém, os frequentadores reclamam de falta de limpeza e de manutenção na única área arborizada no bairro.
“Esse lugar é péssimo, deveriam cortar a grama. Desde criança venho aqui, antes era mais arrumadinho e não é mais um ambiente familiar, quebraram quase tudo”, afirma a estudante Marceli Viterbo, 17.
Há grama alta, lixo e embalagens espalhadas pelo chão. Entre os problemas, está uma mina de água com vazamento há mais de um ano que atravessa a pista de corrida em direção a um dos maiores lagos do parque.
Mesmo asfaltada, a via tem barro e folhagens. Ciclistas têm dificuldade em pedalar por causa da trepidação da pista.
“Aqui é um lugar bom e espaçoso e no fim de semana têm muita gente. É perto para caminhar e esticar as pernas, mas deveria ser mais limpo e ter academia aberta”, sugere a doméstica Maria Alves de Oliveira, 60, que fazia alongamento em um dos oito playgrounds, que estão descascados e pichados.
Apenas um funcionário realiza a faxina do local, que tem aproximadamente 250 mil m². “Faço a limpeza sozinho. Enquanto não chegam os concursados, não tem quase ninguém para limpar. Uma andorinha não faz verão”, afirma o ajudante geral Manuel Barutti, 54.
Além disso, os moradores também relatam sentir falta de segurança. “A gente só pode ficar aqui até as 18h. Depois é perigoso”, afirma Maria Alves de Oliveira. Uma parte do parque é pouco utilizada, tida como perigosa por ter usuários de drogas e usada para prostituição.
“Já teve assaltos, estupros e assassinatos”, diz a estudante Jéssica Rodrigues, 17.
Em maio deste ano, a Câmara Municipal de Carapicuíba solicitou ao prefeito Sérgio Ribeiro (PT), explicações sobre a falta de manutenção e segurança. “A prefeitura tem feito [limpeza], mas fica aquém do esperado”, afirma o vereador Crepaldi (PMDB), que sugere a transferência de um distrito policial para o parque dos Paturis.
Em resposta, o prefeito respondeu em oficio, em 15 de junho, que a iluminação está em fase de implantação, que a grama é cortada mensalmente e que a polícia e a guarda civil fazem o patrulhamento 24 horas por dia no local.
Responsável pelo parque dos Paturis, a prefeitura de Carapicuíba disse que responderia o Mural a respeito de ter apenas um funcionário responsável pela limpeza e sobre a falta de segurança, mas até a publicação não se pronunciou.
Quer receber as notícias do Mural por email? Cadastre-se
Anderson Ferreira, 26, é correspondente de Carapicuíba
@anderson2908
andersonferreira.mural@gmail.com
SAIBA MAIS:
Parques em Carapicuíba têm playgrounds quebrados e lixo a céu aberto
Em Carapicuíba, bandas fazem festival para fortalecer cena independente
Árvore cai sobre trem da CPTM em Carapicuíba durante tempestade
Parque tem otima localização, pena que esta abandonado a própria sorte. Nem que fosse o último da cidade eu colocaria meus pés neste lugar imundo!!!
Realmente falta limpeza no local….e a agua correndo atravessando a pista de caminhada nunca para. Mas os problemas maiores são a falta de segurança. ….ha muitas rodinhas de pessoas a se drogar….policiamento diario????? Mentira….andou uns policiais diariamente por uns 15 dias, mas logo parou. Iluminação precária, não só a do parque como a iluminação da rua também deixa a desejar com 80% sem funcionar. Por isso só utilizo o parque sob a luz do dia.
Este parque deveria ser cercado e iluminado e ter horário pra abrir e fechar. É um espaço ótimo e bem localizado, um cartão postal da cidade.
Há tempos que o parque está abandonado. A prefeitura de Carapicuíba sempre demora para viabilizar obras na cidade… a manutenção não é prioridade da gestão atual.
Esqueci de mencionar também que o local virou ponto de tráfico de drogas. Basta você ficar 10 minutos no parque para perceber o comércio acontecendo!
No município de Carapicuíba o pouco que tem a prefeitura não consegue preservar, a criminalidade nessa área é constante e o prefeito diz que está controlado com guardas municipais porque ele não utiliza o parque e se arrisca a ser roubado ou morto, é lamentavel da parte dele.