Recarga do Bilhete Único é suspensa em 24 estações do metrô

Agência Mural

Os correspondentes do Mural registraram nesta semana cabines de recarga do Bilhete Único fechadas em várias estações do metrô. O fechamento foi motivado pelo fim do contrato com a empresa Ponto Certo, responsável pelo serviço.

Em estações das linhas 1-azul e 3-vermelha visitadas nos últimos dias, os terminais de recarga de vale transporte funcionavam normalmente e os de autoatendimento apresentavam filas. As máquinas de autoatendimento não dão troco, o que obriga passageiros com notas de valor alto a trocar o dinheiro ou fazer a recarga no valor total da cédula. Outra solução é buscar a lotérica mais próxima.

Nas estações Luz e Santa Cecília, havia atendimento parcial; das três cabines, uma estava em funcionamento. Já na Portuguesa-Tietê, uma das mais movimentadas devido aos viajantes que chegam pelo terminal rodoviário, havia duas cabines, das quatro existentes, funcionando.

No começo da noite desta quinta (30), a Ponto Certo informou ao Mural que a não-renovação do contrato foi decisão sua, e não do Metrô.  “A empresa decidiu pela não renovação de contratos, vencidos a partir de 18 de julho, porque teve reajustes médios de 9,5%  desde 2011 até o presente momento, o que não repõe os reajustes reais e a inflação dos últimos quatro anos”, informou por meio de nota.

Ainda de acordo com a nota, o serviço foi postergado de maio a julho para que o Metrô tivesse tempo hábil para encontrar um substituto.

A assessoria de imprensa do Metrô disse que os usuários poderão comprar créditos nos postos de atendimento existentes em 42 outras estações das cinco linhas e que a venda em máquinas de auto-atendimento e a recarga de vale-transporte continua disponível em todas as estações do metrô.

Para saber sobre onde encontrar postos de recarga de Bilhete Único, que são mais de 10 mil na cidade de São Paulo, acesse o site www.sptrans.com.br

 

 

VEJA A LISTA DE ESTAÇÕES QUE MANTÉM RECARGA PRESENCIAL:

– Linha 1-azul: Jabaquara, Conceição, Vergueiro, São Joaquim, Liberdade, Sé, São Bento, Luz, Tiradentes, Portuguesa-Tietê e Carandirú

– Linha 2-verde: Chácara Klabin, Trianon-Masp, Consolação, Clínicas, Santuário Nossa Senhora de Fátima-Sumaré, Vila Madalena

– Linha 3-vermelha: Carrão, Tatuapé, Belém, Bresser-Mooca, Brás, Pedro II, Anhangabaú, República, Santa Cecília, Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda

– Linha 4–amarela: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Paulista, República e Luz

– Linha 5–lilás: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Largo Treze e Adolfo Pinheiro.

 

Aline Kátia Melo, 32, é correspondente da Jova Rural
@alinekatia
alinekatia.mural@gmail.com

SAIBA MAIS
Crianças se divertem em viagens no Metrô
Jovens fazem batalha de rap na rampa do metrô Corinthians-Itaquera
Portas automáticas do metrô não funcionam há dois anos na Vila Matilde

Comentários

  1. Então é por isso q a Ponto Certo não quer devolver os R$ 50,00 que eu tentei colocar de créditos no meu bilhete mas a máquina simplesmente não funcionou? Comeu o meu dinheiro e devolver que é bom… AAAhh tá!

  2. Esse problema já vem desde o início do ano. Meus filhos tem que passar horas procurando um local para recarga. Tem que enfrentar locais perigosos e são até assediados. O sistema é burro pois deveria permitir a recarga de valores altos (do ano inteiro). O cadastro com as escolas e burocrático e moroso. Antigamente (50 anos atrás) o passe escolar CMTC era muito mais simples. Uma grande vergonha e falência dessa PMSP.

  3. Na Santa Cecília funcionar somente um guichê é o normal nunca funciona os 3 mesmo no posto da SPTrans na rua das Palmeiras que tem vários guichês só fica um atendendo recarga e outro atendendo outras solicitações e um outro atendendo so empresas péssimo serviço ao usuário

    1. E ainda por cima,o Prefeito incompetente esse tal de Adadd,não fez convenio do bilhete novo com as loterias e a situação é um verdadeiro caos para o usuário

  4. O que adianta ter os pontos automáticos de recarga, pelo menos na Estação Marechal Deodoro, já tentei pelo 10º dia consecutivo, efetuar a recarga, os terminais são via celular, se tem rede o aparelho não reconhece os bilhetes, se o equipamento funciona, não tem rede e informa “este terminal possui pendências”
    Ou seja, o único lugar que consigo utilizar, é o da linha 4 Amarela, que ainda funciona… O serviço de Auto recarga é péssimo, o sistema para smartphones, não funciona para todas as plataformas….
    Pagamos caro, para não ter o serviço adequado…

  5. Piada essa história que as máquinas de autoatendimento estão funcionando, ontem mesmo na estação Tatuapé não estavam aceitando cédulas, somente pagamento no cartão de débito e a fila para recarregar nos guichês estava quilométrica e apenas dois atendentes. O jeito foi esperar na fila!

  6. Pqp, é muita incompetência… o contrato venceu e sabe-se lá Deus qdo irão contratar outra empresa q já deveria estar contratada, mas enfim, o q os politicos querem é só tomar o dinheiro do povo trouxa… e retorno pra população nenhum… já já os idiotas começam a se degladiar pelas redes sociais por causa de partidos políticos por causa ddas eleições e os políticos nem aí pra população…

Comments are closed.